sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Chacras



A palavra chacra, do sânscrito, significa roda e evoca o caráter dinâmico desses centros magnéticos, que, segundo o hinduísmo, captam, armazenam e distribuem a energia. Relacionados a órgãos e glândulas, eles têm importância decisiva para a nossa vida mental e espiritual, influenciam nossas emoções e são influenciados por elas.Atuam,então,diretamente sobre a nossa disposição e alegria de viver. Os sete principais estão localizados entre a base da coluna e o topo da cabeça, em áreas de confluência de mais de 70 mil nadis - rios de energia (comparáveis aos meridianos da medicina chinesa). Quando seu fluxo é bloqueado, surgem as doenças. "Aí, não apenas a saúde física fica comprometida como também todo o nosso desenvolvimento, pois na tradição indiana, berço desse conhecimento, matéria e espírito são inseparáveis",explica Márua Roseni Pacce,fundadora do Núcleo de Yoga Ganesha,em São Paulo.E o que pode bloquear os chacras? "A má qualidade do ar ou da alimentação,o sedentarismo e os tumultos internos são verdadeiros ladrões de energia",ensina Mercedes Requena,terapeuta e professora do Ganesha. Os mestres hindus receitam ioga e meditação contra o desequilíbrio, mas é possível ativar os chacras com atividades físicas, atitudes adequadas no dia-adia e terapias específicas, que envolvem mantras (cânticos devocionais) ou mentalização de cores. Especialista em medicina ayurvédica e cultura indiana, César Deveza diz que esses pontos são como maestros da sofisticada orquestra que rege a nossa energia. O assunto é complexo e ele alerta sobre o risco das simplificações. Não faz sentido, por exemplo, achar que problemas cardíacos podem ser resolvidos apenas com meditações que ativam o chacra dessa região. Para nos abastecer, os chacras captam a força vital (prana) e espiritual (kundalini). Na verdade, trata-se da mesma energia, que se manifesta de modos diferentes e é obtida por meio do ar, luz solar, água, alimentação e pelo desenvolvimento da consciência. Os pranayamas, exercícios respiratórios da ioga, purificam nossos canais, favorecem a absorção dos nutrientes e o despertar da kundalini. Segundo a tradição tântrica, essa força mora dentro de nós, mas em estado latente."Adormecida no primeiro chacra, ela deve ser conduzida até o sétimo, integrando as polaridades feminina e masculina, representadas respectivamente pela deusa Shakti, considerada a mãe de todas as formas, e o deus Shiva, portador da consciência plena", diz Márua. Mas ela acredita que ainda estamos longe disso. "Poderemos dar um salto quando conseguirmos desenvolver o chacra cardíaco, aprendendo mais sobre o amor incondicional."A seguir, apresentamos as características de cada chacra, de acordo com O LIVRO BÁSICO DOS CHACRAS (ED. PENSAMENTO), de Naomi Ozaniec, e TERAPIA DO AMOR (ED. SEMENTE), de Rahasya Fritjof Kraft. Para facilitar, na ilustração que abre a matéria localizamos os chacras na região frontal, mas lembre-se: eles também operam nas partes posteriores.




Os Chacras Principais Os chacras principais são sete e vibram na frequência das sete cores do arco-íris. O primeiro chacra (raiz) irradia para baixo, na vertical, e o sétimo chacra (coroa) irradia para cima, também na vertical. Do segundo ao sexto, os chacras apresentam vórtices que irradiam na horizontal, com um vórtice à frente e outro atrás do corpo.

Ponto por ponto

Os chacras, são os nossos pontos vitais de energia. O número de chacras são 7, e dividem-se da seguinte forma:

1 – Chacra coronário
Situado na parte superior da cabeça.
Cor; Lilás
Elemento; Pensamento
Abrange; Inteligência, entendimento e sabedoria
2 – Chacra frontal
Situado no centro da testa ( meio dos olhos )
Cor; Azul-escuro
Elemento; Luz
Abrange; Imaginação e intuição
3 – Chacra da laringe
Situado na garganta
Cor; Azul celeste
Elemento; Som
Abrange; Comunicação e relacionamento
4 – Chacra cardíaco
Situado no meio do peito
Cor; Verde
Elemento; Ar
Abrange; Amor e sentimentos
5 – Chacra plexo solar
Situado no estômago
Cor; Amarelo
Elemento; Fogo
Abrange; Auto confiança, vitalidade e energia
6 – Chacra sacro
Situado no umbigo
Cor; Laranja
Elemento; Água
Abrange; Sexualidade e emoções
7 – Chacra básico
Situado à altura das partes genitais
Cor; Vermelho
Elemento; Terra
Abrange; Alimentação, equilíbrio, saúde e finanças

Podem solucionar grande parte dos problemas comuns no ser humano

Chacra coronário; Falta de capacidade de concentração
Como equilibrar; Através da meditação, utilizando roupas com cor lilás ( ou objectos ).
Recebendo luz. Por exemplo, ver o Sol nascer

Chacra frontal; Sentido prático mas sem intuição
Como equilibrar; Usando e utilizando cores azuis fortes. Pedra aconselhável, lápis lazúli.

Chacra da laringe; Dificuldade de comunicação, timidez, fraqueza e dificuldade no canto.
Como equilibrar; Ouvindo muita musica, recebendo luz solar.
Use roupas em que predomine o azul celeste. Cantar, também é recomendado

Chacra cardíaco; Problemas de amor e ordem sentimental.
Como equilibrar; Uma alimentação rica em verdes, roupas com verde, colocar muitas plantas dentro da sua casa e no local de trabalho (se possível).

Chacra plexo solar; Cansaço muito frequente.
Como equilibrar; Usar roupas com a cor amarela, acender velas brancas e amarelas, sempre em número impar. Por exemplo, 1-3-5-7, etc...

Chacra sacro ; Problemas de ordem sexual.
Como equilibrar; A água é um elemento de grande importância. Nade, faça banhos de imersão prolongados. A utilização da cor laranja é benéfica.

Chacra básico; Má gestão financeira, vida sem nenhuma organização.
Como equilibrar; Utilize a cor vermelha, quer em roupas, quer em objectos. Esteja sempre em contacto com o elemento terra

Nota; Estes são princípios básicos que poderão equilibrar os seus chacras e melhorar a sua qualidade de vida. Em futuras actualizações terá mais informação.

Nenhum comentário: